Multi Docs – Ferramenta para criação de Boletos, Contratos, Currículos entre outros

Procurações

A procuração nada mais é do que um tipo de documento legal que poderá transferir a alguém de forma outorgada os poderes para agir no nome de outra pessoa, ou seja, o outorgante.

E logo quem concede todo o direito é o outorgante e quem poderá receber tudo isto, o outorgado.

Quanto as formas existentes de procuração, existem dois tipos de procuração realizadas, a pública e a considerada particular. A primeira deverá ser lavrada em cartório por um tabelião em livro próprio que será arquivada. Já a segunda deverá ser lavrada ou outro outorgante ou ainda uma pessoa autorizada, datilografada ou ainda de próprio punho.

O outorgado ainda é chamado de Procurador, ou seja, aquele que representa, e o outorgante de constituinte, ou seja, aquele que delega.

O que a procuração deverá ter

A procuração precisa necessariamente ter uma identificação bem como a profissão de ambas as partes, os poderes delegados, a finalidade e também os seus prazos de validade. A seguir iremos apresentar um exemplo, e podemos dizer que depois o corpo do texto deverá vir expresso o local, a data e a assinatura do outorgante ou do constituinte.

Veja o modelo a seguir:

Eu, Nome da pessoa, brasileira, natural de Marilândia, casada, Residente e Domiciliada em Belo Horizonte, MG, Rua Joaquina Silvério, nº 444, RG 4254748, CPF 263.362.421.12, NOMEIO MEU PROCURADOR O Sr. João da Silva, brasileiro, natural de Marilândia, casado, Residente e Domiciliado em Belo Horizonte, MG, Rua Joaquina Silvério, nº 444, RG 2542636, CPF 263.895.325-13, PARA FINS DE efetivar matrícula, junto à Universidade Federal de Minas Gerais, PODENDO em meu nome, fazer a inscrição no curso de Pedagogia, para o qual fui selecionada no Processo Seletivo de 2008.

Belo Horizonte, 03 de março de 2009.

___________________

Nome da pessoa

Levando isto em conta todo o processo de procurações poderão ser acima de tudo analisados e lavrados judicialmente. Por isso é importante se ter muita atenção para que o documento esteja expressamente correto, caso não esteja é possível que ele possa ser questionado e também acima de tudo ser contestado. Por isso procure verificar várias situações e analise o documento.

Sair da versão mobile