O que é boleto bancário e como funciona
O que é um boleto bancário?
Em resumo, esse documento se trata de um título de cobrança largamente usado no Brasil e que pode ser pago em qualquer instituição (banco) ou estabelecimento conveniado, até a data de vencimento indicada. Em alguns casos o boleto pode conter informações adicionais como multa, juros e se ele pode ser pago após o vencimento. Antigamente, os boletos só podiam ser liquidados em agências bancárias, mas com avanço da tecnologia, esse documento agora pode ser pagos em estabelecimentos conveniados como por exemplo o Correios, na internet através do internet banking e caixas eletrônicos.
Quais informações estão presentes no boleto bancário?
- Dados do beneficiário (quem recebe o pagamento)
- Dados do pagador (quem efetua o pagamento)
- Dados do boleto (Valor, Data de Vencimento, Instruções em caso de vencimento ou pagamento antecipado, Código de barras para facilitar a leitura das informações)
Como o título (boleto bancário) funciona?
O beneficiário (pessoa física ou jurídica) efetua a contratação do serviço com o seu banco e logo após a ativação do serviço ele já está disponível para emissão e envio (seja ele via correios, por e-mail, pessoalmente e etc) para o pagador em tempo hábil para o pagamento, que geralmente ocorre em até 5 dias úteis antes do vencimento. Também existe a possibilidade de tercerizar este serviço para o banco (o cliente envia um arquivo para o banco com as informações necessárias para que o banco envie a cobrança para o pagador e em caso de falta de pagamento o banco se for indicado no arquivo pode protestar o título (boleto) para o beneficiário e até mesmo incluir em órgãos de proteção ao crédito. Você pode emitir a cobrança por meios de softwares ou internet banking fornecido pelo seu banco ou com nossa ferramenta gratuita clicando aqui. O banco por sua vez ao detectar o pagamento credita o valor em sua conta e efetua o desconto taxas devidas pelo serviço.
Boleto Registrado x Boleto Não Registrado
Existe uma grande diferença entre o boleto com registro e o sem registro e há uma determinação da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) que determina o fim da modalidade sem registro. Em 2017 essa modalidade sem registro deixara de existir e todos os clientes passam a utilizar somente emissão registrada na qual o banco precisa ter ciência da existência do título (boleto) e com isso o fim do método sem registro onde as tarifas geralmente são menores e o título só é detectado após o pagamento.
A ferramenta Multi Docs oferece uma solução em emissão de boletos. Por isso, se você está buscando uma maneira simples e eficiente para fazer cobranças por boleto, nós temos a solução. Acesse aqui e saiba mais!
E você, já faz o uso dos boletos bancários nas cobranças da sua empresa? Ficou ainda alguma dúvida a respeito do método? Comente abaixo e compartilhe suas questões conosco!
Comentários